quinta-feira, 29 de julho de 2010

Distúrbios Alimentares

  • O que são Distúrbios Alimentares?

São doenças psiquiátricas estando na sua origem a interacção de factores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais. Caracterizam-se, fundamentalmente por alterações significativas do comportamento alimentar. Afectam sobretudo as mulheres jovens.
Sabe-se que não se deve a modas, mas que a pressão cultural para a magreza, a insatisfação e a preocupação com o peso podem contribuir,
juntamente com outros factores, para um aumento da vulnerabilidade, que por sua vez pode levar á tomada de decisão de iniciar uma dieta.
É pertinente referir que a dieta só por si não constitui uma condição suficiente para o desencadear de um distúrbio alimentar, mas é uma condição necessária, dado que não existem distúrbios alimentares sem dieta.
As doenças relacionadas com os distúrbios são: a anorexia, a bulimia, a desnutrição e a obesidade.

 O que é a anorexia?
A anorexia é uma disfunção alimentar caracterizada por uma alimentação insuficiente, com a obcecação da diminuição da massa corporal, o medo mórbido de ganhar peso e a magreza.
Na anorexia verifica-se uma perda de peso excessiva obtida através de uma restrição de alimentos, a realização de exercício físico excessivo e, outros também o fazem, o uso de técnicas purgativas (provocar o vómito, abusar de laxantes, etc), para eliminar as calorias consumidas. As consequências deste distúrbio são perigosas para o bom funcionamento do nosso organismo.

 O que é a bulimia?
A bulimia é um distúrbio alimentar que consiste no acto de ingerir muitos alimentos desenfreadamente, consumindo calorias acima do valor normal num determinado período. De seguida a pessoa recorre ao uso de técnicas purgativas ou exercício físico rigoroso e/ou jejuar por longos períodos, sem provocar a purgação da comida (para compensar as calorias ganhas).
Este distúrbio distingue-se da anorexia devido a na bulimia não se ver o emagrecimento extremo da segunda disfunção referida.

 O que é a obesidade?
A obesidade é caracterizada por a acumulação excessiva e patogénica de gordura no organismo, pois a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.

 O que é a desnutrição?
A desnutrição é causada por dieta inapropriada, hipocalórica e hipoprotéica. Também pode ser causada por má absorção de nutrientes ou anorexia, ou seja, uma má alimentação.

5 comentários:

  1. Aqui está algo relativamente ao qual todos nós devemos ter bem noção. Infelizmente o número de indivíduos que embarcam em distúrbios alimentares está a aumentar, fruto de várias pressões (nomeadamente exercidas pelos mass media, estando estas perturbações (que afectam gravemente a saúde dos indivíduos em questão) a tornar-se autênticas "epidemias do século XXI"

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do blog. Assuntos interessantes, de maneira bastante leve. Parabéns. Bjks. Neli Alves

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo blog e obrigada pela visita! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Belinha, isso é um problemão, ainda bem que vc postou, explicou, já fui muito gorda, foi um horror, agora estou num peso bom e estabilizei.....bjks....Gil

    ResponderEliminar
  5. Olá Belinha, sou a Cotinha de pano, interessante seu blog! Como próximo assunto voc~e poderia falar sobre pessoas que moram sozinhas e como elas lidam com a solidão.
    Beijos.

    ResponderEliminar