segunda-feira, 5 de Abril de 2010

"Pedro Alecrim"

Após ler e analisar as ideias propostas por outras "blogueiras" e seleccionar temas que mais me interessavam e outros que pus de parte, decidi começar por expor primeiramente no meu blog as minhas sugestões de leitura. Claro que cada escritor, quando publica um livro, tem noção de o apresentar adequado a cada faixa etária, mas as pessoas de outras idades também o poderão ler! Espero que ao exibir a minha ideia, os meus leitores as sigam e que partam também ao fantástico mundo da leitura, como eu o fiz!

Como disse Voltaire: "A leitura engrandece a alma!"
Aventurem-se...!
As minha primeira sugestão é:


"Pedro Alecrim"
António Mota
RESUMO:
O escritor António Mota conta a história de um jovem rapaz e a sua vida escolar, no campo e com a família e colegas.
Pedro Alecrim era um rapaz novo que vivia no monte juntamente com os seus pais e irmãos. Habitava numa casa em que o trabalho de lavoura era fonte de sustento.
Todos os dias parti para a escola onde, por vezes, se questionava sobre a aprendizagem de determinadas matérias que o confundiam e como ia aguentar o peso de tantos livros. Pedro não era bom aluno, mas esforçava-se nas aulas. Quando este jovem regressava a casa ia tratar do gado, apanhava a erva e distribuía-a na manjedoira dos animais e ia buscar as cabras aos campos.
Certo dia, o pai de Pedro adoeceu. O pai deste jovem afirmava que era uma ligeira indisposição e recusava-se a ir ao médico.
Quando um dia Pedro regressava da escola, sua mãe disse-lhe que o pai tinha ido para o hospital onde, posteriormente, ia ter uma cirurgia e onde, mais tarde, acabou por morrer. Com esta situação, Pedro passou a realizar, em casa, tarefas mais difíceis.
Uns meses depois, o seu tio, que era ferreiro, convidou-o a trabalhar com ele. Pedro deu fim à sua carreira de estudante para se tornar um futuro ferreiro.


Motivei-vos? Agora leiam!

34 comentários:

  1. Adoro o rsumo era mesmo o que eu precisava!!!!::::::::

    ResponderEliminar
  2. Está prefeito era mesmo o k eu precisava para a escola..
    Beijocas
    Carolina Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Ola , nao falta o final da historia , respondam sff !! o mais cedo possivel !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. .l. O final acaba assim, ninguém tem culpa que não tenhas lido o livro e só estás aqui para sacar resumos à pala para ter boa nota na apresentação oral de português!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. ola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!adoro o livro mas falta o finalda historia

    ResponderEliminar
  5. era mesmo o que eu precisava

    ResponderEliminar
  6. ola pessoas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do resumo, obrigada!!! :)

    ResponderEliminar
  8. o resumo esta uma porcaria nem a minha professora gostou

    ResponderEliminar
  9. entao e o final da historia?

    ResponderEliminar
  10. Que desperdício de tempo ! Mas está fixe e fata o final da história :( :)

    ResponderEliminar
  11. É um resumo muito bem feito e bem estruturado apesar de não contar o final da história.Mesmo assim, deu-me muita ajuda para um trabalho de Português.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. adorei o livro e estou agora a fazer a continuação

    ResponderEliminar
  13. adorei muito apesar de ser uma merda de texto meu filho da puta nem a minha professora gostou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ok, está fixe mas não conta bem o final da história quem fez devia esforçar-se mais

      Eliminar
    2. sem comentários !!! podia estar melhor sim!

      Eliminar
  14. desculpa nao era para por isto aqui era para por no face imenssas desculpas adorei muito menos o fim

    ResponderEliminar
  15. CARALHO! Não vou sacar esta merda só os comentários já ne assustaram!
    Dedica-te á pesca!

    ResponderEliminar
  16. este gajo aqui de cima deve querer pila. mas voces tambem, com esse resumo de merda, ate a minha pila fazia um trabalho melhor lol kkk xd ^^ ^^ ^^ smiles everywhere motherfuckers , l2p yo im out nigga

    ResponderEliminar
  17. es um filho da puta o texto esta orruroso
    a minha proffessora lambeu me o cu

    ResponderEliminar
  18. vou-te fodre a boca meu boi de merda vou-te ao cu na esquina todos os dias meu vac de merda vai-te foder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentários estúpidos não são para aqui chamados, este blog está muito bem feito, e rapelhos com 12 ou 13 anos não deviam andar a escrever maluquices.

      Eliminar
    2. Concordo plenamente!

      Eliminar
  19. Era mesmo o que precisava

    ResponderEliminar
  20. Prescisa mesmo de este resumo

    ResponderEliminar
  21. .l. O final acaba assim, ninguém tem culpa que não tenhas lido o livro e só estás aqui para sacar resumos à pala para ter boa nota na apresentação oral de português!

    ResponderEliminar