quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Quero Ser Outro"

A todos os visitantes sugiro mais outro livro de literatura infanto-juvenil.
É um livro fácil de ler, com vocabulário bastante acessível e simples e com algumas ilustrações, que aparecem, principalmente, antes de cada capítulo. Vão gostar de ler! Para saberem mais pormenores, leiam o resumo abaixo!




"Quero Ser Outro"
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

RESUMO:
A obra «Quero Ser Outro» conta a história de dois jovens rapazes que não só eram parecidos fisicamente, como psicologicamente, pois ambos sentiam dentro deles a força de vontade de mudar de vida.
Alexandre, a personagem principal, sentia-se desorientado no tema que dizia respeito à sua carreira profissional porque não sabia o curso que queria seguir. Como auxílio para esta situação, marcou uma consulta num Instituto com a especialidade de Orientação Profissional, mas sem nenhuma razão axiomática, decidiu não estar presente. Era um rapaz que vivia amores “desencontrados”, apesar de fazer parte da idade, pois o amor que sentia por uma jovem rapariga chamada Síbila não lhe era correspondido e ele próprio não correspondia ao amor que uma outra jovem rapariga, Maria, sentia por ele.
Certo dia, farto da sua família, da monotonia em sua casa, da escola (a qual desprezava), das suas paixões e até de si próprio, resolveu dar uma volta pelas Docas. Aí encontrou um jovem parecidíssimo com ele: o seu sósia, chamado Alex. Conversaram sobre as suas vidas e o descontentamento que esta lhes trazia e deliberaram “trocar” de personalidades e de vidas: durante um mês, o Alexandre passou a trabalhar num iate de um milionário, enquanto o Alex ia à escola. Alexandre ainda pensou em desistir no último tempo, mas a determinação do seu sósia não o encorajou a dizer o que realmente queria.
Se Alexandre imaginasse o que os dias seguintes lhe esperavam, nunca teria pensado em renunciar. Sempre que permutavam, novidades um ao outro, ele fazia por não abranger muitos pormenores acerca da viagem que decorria e das fantásticas aventuras que passava, com receio que, porventura, ele quisesse regressar antecipadamente.
Alexandre viveu muitos episódios intensamente: a ceia do seu comandante com a top model; a chegada a Veneza, onde o iate ancorou numa belíssima baía; as suas águas límpidas; as ruas da cidade; os sumptuosos e faustosos monumentos que transmitiam espanto em cada rosto vindo de diferentes partes do mundo; a breve “paixoneta” com uma rapariga estrangeira; o jantar com o Mister Milles e com as jovens misteriosas que pertenciam a um clube chamado “A Irmandade da Serpente”; as aventuras mais arriscadas com o seu colega Renato… tudo ficou guardado na memória dele. Durante estes episódios, as notícias que o seu sósia partilhou com Alexandre eram, essencialmente, sobre a subida de notas nos testes de avaliação e do seu excelente relacionamento com Rita, com quem andava cada vez mais próximo.
Quando passou o mês da troca de identidades, os dois jovens reencontraram-se nas Docas e contaram mais factos. O único assunto que ficou pendente foi o de Rita. Alex apenas pediu que não a desiludisse e regressaram às suas vidas normais.
No dia seguinte, de regresso às aulas, Alexandre para manter o bom relacionamento que Alex tinha mantido com a Rita , beijou-a e em breve namoravam.

28 comentários:

  1. Olá!

    O blogue está muito interessante, nomeadamente com a apresentação de sugestões literárias, algo que permite uma troca de experiência entre os múltiplos leitores das obras em questão. Algo que poderia igualmente ser interessante para a continuação do blogue, seria a apresentação de curiosidades sobre diversos temas, algo que também cativa a atenção dos leitores.

    ResponderEliminar
  2. deu-me muito jeito para um teste
    obrigada
    :p

    ResponderEliminar
  3. O Alex não se apaixonou pela Rita, mas sim pela Maria...

    ResponderEliminar
  4. está fixe...deu-me jeito...mas acho que este resumo está grande de mais...havia de ser mais pequeno...mas ajudou-me :)
    obrigado
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. obrigado deu me muito jeito para um teste e o resume esta muito bom :)

    ResponderEliminar
  6. ta bom mas podia tar mais pequeno
    obg
    :=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. atão fazias tu para nao tares ai a refilar

      Eliminar
    2. então fazias tu para não tares ai a refilar

      Eliminar
    3. N cada um da a sua opiniao

      Eliminar
  7. tive 5 na apresentação, obrigado

    ResponderEliminar
  8. hove uma parte em que trocaram a Rita com a Maria que tinha cheiro a maçãs

    ResponderEliminar
  9. ola preciso deste livro alguem quer vender?

    ResponderEliminar
  10. ola preciso deste livro alguem quer vender?

    ResponderEliminar
  11. achei este livro convicente e defeitooso

    ResponderEliminar
  12. Está muito bom, ajudou-me muito,
    Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Não reconheço uma Rita nesta história...

    ResponderEliminar
  14. Mt bom, vou para o concurso da leitura e n me dei ao trabalho de ler o livro, mt obrigada e rezem pra q eu passe de fase!!

    ResponderEliminar